Seguidores

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Projetos Suíços no Brasil

Iniciativa conjunta da Embaixada da Suíça no Brasil e do Consulado Geral da Suíça em São Paulo, o projeto Suíços do Brasil – apresentado neste website – tem o intuito de revelar a história da presença suíça em terras brasileiras e, por meio do material histórico e biográfico que se verá a seguir, resgatar os laços das relações suíço-brasileiras ao longo dos anos, trazendo para o presente novas fontes de pesquisa para estudiosos e interessados no assunto.



Família suíça na Hospedaria de Imigrantes em São Paulo, cerca de 1937







Acervo Memorial do ImigranteO Projeto Suíços do Brasil teve início em 2007 e gerou várias ações por parte dos organizadores.



Inicialmente, o Consulado geral da Suíça em São Paulo realizou uma pesquisa em acervos históricos, buscando reunir documentação sobre a imigração suíça no Brasil. Essa pesquisa deu origem ao núcleo da exposição Suíços do Brasil, inaugurada em agosto de 2009.

A exposição aborda o passado e o presente dos imigrantes e seus descendentes, apresentando um panorama histórico da imigração e biografias de suíços que se destacaram na sociedade brasileira.

De caráter itinerante, ela deve chegar a todas as regiões brasileiras onde a presença suíça é tema de interesse tanto das instituições como das comunidades locais.

Integrando ainda esse projeto, realizou-se o filme documentário (link), com depoimentos de suíços que vivem no Brasil e relatam histórias tanto afetivas como profissionais com o país que os acolheu. As entrevistas com Blanche Raval, Daniel Schupli, Heidi Caluori, Jean-Jacques Fontaine, Claudia Andujar, Gérard Moss e Thomas Rohrer ajudam a entender a história contemporânea dos suíços em território brasileiro.

O tema da imigração é amplo, as relações suíço-brasileiras não se esgotaram ao longo do tempo, o diálogo entre os dois países vem se renovando e os muitos interesses comuns apontam para a continuidade desse projeto.

Considerando, portanto, o caráter dinâmico das relações bilaterais entre ambos os países, o Consulado Geral da Suíça em São Paulo criou este website que, além de facilitar o acesso a todos os interessados no tema a este valioso acervo documental e iconográfico de imigrantes, é uma ferramenta de atualização contínua, que responde às expectativas de permanência do projeto.

Um vasto e prazeroso material de leitura, que contextualiza a história da imigração suíça no Brasil – dos primeiros desbravadores e missionários que chegaram ao país até os dias atuais –, acompanhado de fotos, gravuras, entrevistas e perfis de personalidades suíças ligadas a áreas como literatura, ciência, engenharia, música e artes plásticas fica à disposição no website Suíços do Brasil, aguardando as novas páginas dessa história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário