Seguidores

sábado, 4 de setembro de 2010

A revolta de Thomas Davatz na Fazenda Ibicaba

A chamada Fazenda Ibicaba, outrora de propriedade do Senador Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, localiza-se em Cordeirópolis, Estado de São Paulo, no Brasil. O nome "Ibicaba" vem do tupi (ibi = terra; caba = gorda ou fértil).
A fazenda foi aberta em 1817, tendo sido pioneira em várias atividades e eventos importantes para a região e para o país: na plantação de café da região de Limeira (1828); na imigração subvencionada por particulares no país (e conseqüente trabalho assalariado), a saber:

1840 - portugueses;

1846 - alemães.

no uso do arado em terras brasileiras 1847; no uso de carroças de eixo fixo (1847 (até então, o sistema utilizado no país era o de rodas presas a um eixo rolante, como nos carros de boi); no emprego de maquinário a vapor para movimentar as máquinas de benefício (anteriormente a 1856).

O proprietário da fazenda, Senador Vergueiro, por iniciativa própria, após um ensaio em 1840 com um grupo de oitenta portugueses, trouxe para Ibicaba (então Município de Limeira), em 1846, cento e setenta e sete famílias de colonos suíços e alemães, para trabalharem no chamado Sistema de Parceria, onde a produção era dividida igualmente entre proprietário e parceiros (colonos). Isso ocorreu concomitantemente à utilização de mão-de-obra escrava, uma vez que a Ibicaba não se desfez de seus cativos.

Pelo sistema, os imigrantes comprometiam-se ainda a cuidar de um determinado número de pés de café, em troca de uma porcentagem do que fosse obtido quando da venda dos grãos. Era-lhes permitido o plantio de pequenas culturas de subsistência, partilhando, assim como o café, a produção com o proprietário das terras.

À época, a experiência não foi bem-sucedida: os colonos, liderados por Thomas Davatz, questionaram os valores de pesagem das sacas de café pelo Senador Vergueiro, bem como os critérios para a divisão dos lotes de terra. O forte descontentamento resultou num levante armado na fazenda, conhecido como Revolta dos Parceiros, que necessitou da intervenção de forças policiais para estabilizar a situação. A revolta resultou na proibição, pelos governos da Suíça e da Alemanha, da emigração para o Brasil e desgastou a imagem do Sistema de Parceria, causando a sua decadência. Outros problemas similares com o sistema foram registrados na região, o que levou ao seu abandono definitivo no final da década de 1850.

Face à decadência do Sistema de Parceria, a Fazenda Ibicaba investiu na compra de mais escravos, aumentando a sua produção. Ela foi, no período entre 1860 e 1870, a maior produtora de café do Brasil. Tinha, nessa época 1.250.000 pés plantados.

Em 1865 foi decretada a falência das empresas da família Vergueiro e, em 1890, a propriedade foi arrematada em hasta pública pelos irmãos Simão e José Levy, antigos colonos que haviam chegado à fazenda em 1857. Pagas as suas dívidas, or irmãos enriqueceram como banqueiros na cidade de Limeira. Sob a administração dos Levy, a Ibicaba reforçou a contratação de imigrantes italianos.

Com a criação do Município de Cordeirópolis, desmembrado do de Limeira a partir de 1948, as terras da fazenda passaram a integrar o novo município. Dividida em processos de herança, a fazenda, diminuída, foi vendida em 1975 a José Theodoro Carvalhaes.

Na década de 1990 começou a explorar o turismo histórico. Atualmente constitui-se num importante núcleo histórico formado pelas edificações da sua casa-grande, da senzala, dos terreiros e tulhas, aquedutos e outras dependências, integrando o conjunto de fazendas históricas da região.

Fonte: pt.wikipedia.org

Um comentário:

  1. Meus ancestrais chegaram em 1862, para trabalharem na fazenda Ibicaba = Carl Reinhart Tückmantel e Bertha Broch, junto com seu filho Carl.

    ResponderExcluir